INTRODUÇÃO
O bloqueio 4 pontos baixos é responsável por promover a dessensibilização da articulação metacarpo/metatarsofalangeana e suas estruturas distais, incluindo a região palmar/plantar e dorsal, afetando a epiderme, parte dos tendões flexores, ligamento suspensor do boleto, bainha flexora proximal e o casco.
Após a realização da técnica, espera-se que o animal alivie ou, ao menos, reduza a sensação de dor na região afetada, permitindo-lhe colocar carga e utilizar temporariamente o membro, enquanto a área lesionada permanece dessensibilizada.
Esquema anatômico do bloqueio dos quatro pontos baixos (MOYER et al. 2007).
BLOQUEIO 4 PONTOS BAIXOS
Esse bloqueio tem acesso aos nervos palmares e metacarpianos/metatarsianos palmares/plantares, administrando em torno de 2ml de volume, gerando dessensibilização da articulação metacarpofalangeana/metatarsofalangeana e todas as estruturas distais a ela (LUNA, 1998; STASHAK, 2011; BACCARIN, 2015).
Os nervos palmares passam entre o TFDP e o ligamento suspensório do boleto tanto em seu ramo medial e lateral, sendo acessado pelo bordos mediais e laterais do tendão flexor digital profundo (GIBSON & STASHAK, 1989)
Já os nervos metacárpicos/metatársicos percorrem a superfície axial do II e IV osso metacarpiano/metatarsiano e palmar/plantar ao III metacarpiano/metatarsiano, por onde será acessado e receberá a mesma quantidade de anestésico local que o nervo anterior (BURBA,2017; MOYER et al., 2007; STASHAK, 2006).
Vista palmar dos pontos de abordagem dos nervos digitais palmares lateral e medial e metacarpianos palmares lateral e medial. Fonte: Guia ilustrado para injeção perineural em membros locomotores de equinos - 2015
CONCLUSÃO
Os bloqueios perineurais são recursos importantes na avaliação complementar de claudicações em equinos, proporcionando maior precisão no diagnóstico. Sua execução requer técnica adequada e experiência profissional, pois quanto mais preciso o procedimento, mais assertiva será a localização da dor. Isso contribui para um tratamento mais eficaz e promove o bem-estar do animal.
M.V Ricardo Prianti