INTRODUÇÃO
A fisioterapia é uma especialidade que vem crescendo cada vez mais na Medicina Veterinária, e é muito usada em tratamentos de lesões, principalmente em cavalos atletas.
Além de trazer inúmeros benefícios e resultados positivos para esses animais, essa especialidade também atua melhorando o desempenho esportivo e bem estar desses animais.
Esse tipo de cuidado pode ser realizado por Médicos-Veterinários fisioterapeutas, não apenas para auxiliar na reabilitação pós-cirúrgica ou em caso de lesões, mas também de forma preventiva: antes, durante e após competições, ajudando a evitar lesões neuromusculoesqueléticas e garantindo a saúde e o desempenho do cavalo.
Terapias Manuais
As terapias manuais são um conjunto de métodos com finalidade terapêutica e preventiva, aplicada manualmente sobre o corpo, nos tecidos musculares, ósseo, conjuntivo e nervoso. Visa normalizar alterações funcionais e suas manifestações dolorosas (Pereira et al., 2008).
Massagem terapêutica: promove relaxamento muscular, aliviando dor e desconforto associados aos pontos de tensão e auxilia na redução de edema;
Alongamento: promove flexibilidade e elasticidade, reduzindo tensões e prevenindo lesões, especialmente se feitas logo antes dos treinos;
Quiropraxia.
Outras modalidades incluem:
Laserterapia
Magnetoterapia
Eletroestimulação muscular
Bandagens terapêuticas funcionais
Hidroterapia: auxilia na melhora do condicionamento físico do animal com baixo impacto.
Benefícios da fisioterapia em equinos
Embora cada técnica tenha suas especificidades, é possível destacar alguns benefícios gerais da fisioterapia para cavalos, como:
Aumento da mobilidade articular
Redução de edemas e espasmos musculares
Alívio da dor e desconforto
Melhora no processo de cicatrização de feridas
Aumento do fluxo sanguíneo e linfático na área da lesão
Diminuição de processos inflamatórios
Melhora no desempenho atlético
As terapias fisioterápicas são aplicadas de maneira personalizada, conforme a necessidade de cada animal. A seleção do tratamento adequado é feita com base na avaliação do veterinário fisiatra ou por recomendação do veterinário clínico, além das informações relevantes fornecidas pelos treinadores dos cavalos.
CONCLUSÃO
A fisioterapia equina é fundamental para garantir o bem-estar e o alto desempenho dos cavalos atletas, promovendo não apenas a recuperação de lesões, mas também a prevenção de problemas musculoesqueléticos. Com técnicas especializadas como terapias manuais, laserterapia, magnetoterapia e hidroterapia, é possível melhorar a mobilidade, reduzir dores e edemas, e acelerar a cicatrização. Realizada por médicos-veterinários fisioterapeutas, essa abordagem personalizada contribui para o sucesso a longo prazo dos animais, assegurando que se mantenham saudáveis e com bom desempenho nas competições. Assim, a fisioterapia se torna uma ferramenta essencial no cuidado e na performance dos cavalos atletas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PEREIRA, D. M.; ALVES, M. L.; PUZZI, M. B. et al. Métodos fisioterapêuticos em equinos. Rev. Cient. Eletrôn. Med. Vet., n.10, p.1-7, 2008.
vetnil.com.br/blog/fisioterapia-em-equinos
M.V Ricardo Prianti